Contra o câncer, comidas verdes devem ter presença obrigatória na alimentação diária. A natureza nos oferece verdadeiras delícias verdes o ano inteiro.
Essa tonalidade vem da clorofila, pigmento conhecido por varrer as toxinas que se acumulam no corpo. A ação depurativa da clorofila desintoxica as células, combate os radicais livres e evita o aparecimento de males como o câncer, a anemia e as doenças do coração.
Os nutrientes dos vegetais são potencializados pela clorofila, assim como a vitamina C e E, que atuam contra os radicais livres.
Alimentação saudável ajuda sim a prevenir o câncer.
Nos vegetais são encontrados minerais importantes, considerados maravilhas verdes oferecidas pela natureza ao corpo humano. Alguns exemplos:
• Cálcio – essencial para fortalecer os ossos;
• Ferro – importante na produção de glóbulos vermelhos no sangue;
• Potássio – fundamental na prevenção da fadiga mental;
• Ácido Fólico – atua na prevenção de tumores.
De modo geral os vegetais são pouco calóricos e ricos em vitaminas e minerais.
O Instituto Nacional de Câncer (INCA), destaca que para prevenir o câncer, a regra mais importante é não fumar, seguida de alimentação saudável, manter o peso adequado, praticar atividade física, amamentação e evitar a ingestão de bebidas alcoólicas.
Se a população adotasse uma alimentação saudável e a prática regular de atividade física, aproximadamente um em cada três casos de câncer mais comuns, poderiam ser evitados.
Ou seja, para cada 100 pessoas com câncer, 33 casos poderiam ser prevenidos através de hábitos saudáveis.
Consulte o folheto do INCA “Câncer: a informação pode salvar vidas”. Nele você vai encontrar mais informações sobre a relação entre alimentação e os riscos de desenvolver câncer.
Ileni Ribeiro – Nutricionista CRN 29604
* Ao fazer dietas para emagrecer, consulte sempre um profissional médico ou nutricionista.