Apesar de serem classificadas como “frutas vermelhas”, suas cores vão desde o vermelho bem vivo até o roxo bem escuro.
Com alto teor de água e poucas calorias, as frutas vermelhas carregam uma substância que ajuda a regular o intestino. A Pectina.
A Pectina é um tipo de fibra hidrossolúvel encontrada naturalmente em frutas e legumes. Ela ajuda a maximizar a absorção de vitaminas igualmente hidrossolúveis pelo organismo. Vitamina C, B1, B2, B6 e B12.
Consuma frutas vermelhas diversificadas, se possível orgânicas, de 3 a 4 vezes por semana. Isso irá ajudar na prevenção de doenças da sociedade moderna, tais como: prisão de ventre, obesidade, osteoporose, câncer, doenças articulares, doenças neurodegenerativas, cardiovasculares e inflamatórias.
As vitaminas, minerais, fibras e flavonoides presentes nas frutas vermelhas, irão estimular a produção de enzimas que ajudam a desativar e a eliminar as várias substâncias químicas a que somos expostos ao longo do dia.
Morango:
Prefira sempre consumir morangos orgânicos, pois este é um dos 8 alimentos mais contaminados por agrotóxicos.
Com propriedades diuréticas, é rico em vitamina C, que ajuda na cicatrização de ferimentos. Fortalece a parede dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação. E aumenta a absorção do Ferro, combatendo a anemia.
Ameixa:
Quando desidratada, transforma-se na ameixa seca, muito popular entre as pessoas que sofrem de prisão de ventre.
É rica em vitamina A, Ferro, Cálcio e Magnésio. Boa fonte de vitaminas B1, B2, B3 e C. Por ser rica em Potássio, ajuda a equilibrar a pressão arterial.
Amora:
Pesquisas mostram que seu consumo regular pode ter efeito anticancerígeno por ser rica em Ácido Elágico, um composto com ação antimutagênica, ou seja, inibe o aparecimento de tumores.
Receita de Geleia de Amora
Ingredientes:
- 250g de amoras bem roxinhas;
- 2 colheres de sopa de melado de cana, orgânico;
- Suco de ½ limão.
Modo de preparo:
lavar e secar as amoras, liquidificar ou processar todos os ingredientes até formar um creme. Armazenar em pote de vidro bem fechado na geladeira por 5 a 7 dias.
Ileni Ribeiro – Nutricionista CRN 29604
* Ao fazer dietas para emagrecer, consulte sempre um profissional médico ou nutricionista.