

A amamentação ajuda a prevenir a obesidade infantil.
Crianças amamentadas por mais tempo, tem menos riscos de serem obesas. A obesidade se tornou uma epidemia global e ameaça a saúde de nossas crianças.
De acordo com as conclusões de um trabalho científico conduzido por pediatras da Universidade de São Paulo, 80% das crianças obesas deixaram de ser amamentadas pela mãe antes dos 6 meses de vida.
Outro cenário assustador foram informações do IBGE, de que uma a cada três crianças brasileiras com idade entre 5 e 9 anos, está acima do peso. Um gesto muito simples e natural, como o de amamentar, pode evitar que esta estatística cresça.
Pesquisas médicas vem apontando que a amamentação exclusiva nos primeiros seis meses de vida e continuada até os 2 anos ou mais, atua como um fator de proteção contra a obesidade infantil.
Constantemente nossas crianças são alvo da mídia, que incentiva o consumo exagerado de produtos industrializados, como fast food, refrigerantes, entre outros ricos em gorduras e açúcares, além dos maus exemplos aprendidos em casa.
As famílias precisam incentivar as refeições preparadas em casa. Esta mudança é necessária para buscar qualidade de vida para toda família.
Quem tem criança em casa deve ficar atento. A reeducação alimentar e a aquisição de novos hábitos são primordiais para contornarmos essa situação e melhorar o futuro de nossas crianças.
Ileni Ribeiro – Nutricionista CRN 29604