Desde a infância até a terceira idade, as proteínas exercem papel fundamental na saúde. A carência dessa substância durante a infância interfere no crescimento e desenvolvimento das crianças. A partir da adolescência até a fase adulta, essa carência compromete o sistema imunológico, provoca queda de cabelos, pele ressecada, unhas quebradiças e fraqueza.
A proteína é um nutriente que participa da formação dos tecidos do corpo e está presente nos cabelos, nas unhas e na pele… e é essencial para o emagrecimento e para manter os músculos. Todos os nutrientes tem uma ou mais funções dentro do corpo, colaborando com a saúde e o bem estar. A vitamina C para reforçar as defesas do corpo, potássio para os músculos, carboidratos para fornecer energia necessária. No caso das proteínas, sem elas o organismo fica impossibilitado de criar novas células, manter os tecidos saudáveis, construir massa magra, entre outras várias tarefas.
Se tratando de perda de peso, o organismo precisa se mobilizar contra a gordura extra. Como os músculos são os que mais trabalham para que isso ocorra, merecem atenção especial. As proteínas contribuem no aumento da massa muscular, que por sua vez aumenta o gasto energético. Está aí mais um motivo para fazer dos alimentos proteicos seus aliados. O ideal é dar preferência às proteínas magras, aquelas que estão presentes no peito de frango, filé de peixe e em carnes vermelhas como coxão duro, patinho e fraldinha. Vale lembrar que ovos, leguminosas e oleaginosas, também são ricos em proteínas e que a maneira como os alimentos são preparados faz diferença na dieta. Prefira as preparações cozidas, grelhadas, ensopadas, no vapor ou refogadas. Inclua alimentos proteicos diariamente em suas refeições e lanches, pois além do que já foi citado, as proteínas ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue.
Uma combinação que oferece um conjunto de proteínas essenciais à saúde e que o brasileiro tem o hábito de consumir todos os dias, é o “arroz com feijão”. Além de promover sensação de saciedade, juntos, eles colaboram para a formação e reparação dos tecidos do organismo.
Confira alguns alimentos proteicos:
Amaranto;
Amêndoa;
Amendoim;
Aveia;
Carnes;
Castanhas;
Centeio;
Ervilha;
Feijões;
Frango;
Gergelim;
Leite e derivados;
Lentilha;
Linhaça;
Nozes;
Ovos;
Peixes;
Quinoa;
Soja;
Tremoço.
Ileni Ribeiro – Nutricionista CRN 29604